Guia de otimização Joomla

O Joomla é um CMS bem popular que é altamente personalizável. A seguir apresentamos algumas sugestões para otimizar sua instalação do Joomla e reduzir o consumo de CPU deste script. Estas sugestão não garantem que o consumo de recursos voltará ao percentual normal, mas certamente vão reduzir drasticamente este consumo.

Se você tem alguma dúvidas sobre o uso da CPU, entre em contato conosco através de um de nossos canais de suporte.
  • Habilite o cache: provavelmente esta é a dica de otimização mais importante para o CMS Joomla. Você pode diminuir consideravelmente o processamento de seu site no servidor apenas mantendo o cache ativado em todos os momentos. 
     Lembre-se: não recomendamos qualquer forma de cache Opcode em contas VPS devido às limitações de memória compartilhada. Este tipo de cache não é permitido em contas compartilhadas.

  • Evite templates com imagens pesadas: alguns templates podem parecer bons, mas utilizam até 70 imagens por solicitação de página (cada uma gerando uma conexão HTTP com o servidor). Quando o tráfego para o seu site aumentar, você vai acabar elevando o consumo da CPU. Você deve considerar o uso de templates mais leves. 

  • Desative a compactação Gzip: a CPU precisa trabalhar mais para comprimir cada uma das páginas antes de enviar. Se você tiver a compressão Gzip ativada, uma sobrecarga extra é adicionado a cada solicitação de página. A velocidade obtida por compressão é compensada pelo requisito de tempo da CPU, resultando em uma carga superior com nenhum ganho real no desempenho. 

  • Use os componentes com moderação: muitos componentes são grandes consumidores de CPU e causam aumento da carga do servidor. Certifique-se de que você está usando apenas a quantidade mínima de componentes necessários para o funcionamento do seu site. Desative ou remova quaisquer componentes que você não está usando ativamente. 

  • Evite componentes estatísticos: estes usam um monte de consultas SQL para atualizar constantemente e exibir as estatísticas do site. Isso resulta em maior utilização da CPU e causa IOwait adicional. Use o Awstats ou o Google Analytics para obter informações sobre os usuários do seu site. 

  • Otimize os fóruns: se você estiver usando um fórum com extensão do tipo FireBoard, ou algo parecido, certifique-se de solicitar o registro dos visitantes antes de autorizar pesquisas e postagens. Além disso, empregue Captchas para reduzir spam. O recomendável é manter um aplicativo de fórum separado de seu site: o fórum, de forma geral, acaba gerando processamento adicional junto ao Joomla, e não poderá ser otimizando para diminuir este consumo. 

  • Adicione Captcha/reCaptcha: os formulários do Joomla não possuem Captcha por padrão. Ao adicionar Captcha aos formulários você poderá evitar que seu site sofra um ataque conhecido como spam, que gera processo e pode acabar “derrubando” o site. Para habilitar a Captcha/reCaptcha você pode utilizar plugins.
  • Guia de otimização Joomla
  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Erros 404 ao clicar em links do WordPress

Esse problema ocorre com frequência quando as regras de rewrite de um blog são alteradas – você...

Anexos de email

Nossos servidores possuem os seguintes limites de tamanho para o envio de anexos (tenha em...

Arquivos comprimidos (rar, zip, tar.gz)

Nossos servidores suportam compressão e extração de arquivos .zip, .bz2, .gz, .tar,...

Como alterar as permissões de um arquivo ou pasta

Permissões de arquivos e pastas são uma consideração importante para o funcionamento de um...

Como ativar o mod_rewrite e mod_speling

Para fazer isso, você deve entender como usar e modificar o arquivo htaccess. Se precisar de...